terça-feira, 5 de agosto de 2008

Uma Nova Visão Sobre Missões


No livro de Atos capítulo 1 versículo 8 podemos encontrar as últimas palavras de Jesus antes de ser levado ao céu: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão PODER e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra” (Atos 1:8). Estas palavras são o marco daquilo que nós cristãos chamamos de “missões”.

O versículo acima nos traz algumas implicações: primeiro que, ao nos tornarmos filhos de Deus – nos tornamos sal e luz – o Espírito Santo passa a habitar em nós; segundo que Deus nos deu, mediante seu Espírito, o PODER da palavra e do evangelho, o PODER que liberta. O evangelho é o PODER de Deus que transforma vidas e o mais importante ainda, dá a vida eterna.

Este PODER dado por Deus a nós, nos confere a missão do “ide e pregai” (Mc 16:15). Assim, nós passamos a ter a missão mais importante que já existiu na face da terra e ela nos foi confiada por Deus. Logo, nada do que façamos nesta vida será maior e mais importante do que ganhar almas para Jesus.

Se formos mais adiante, no capítulo 1 de Atos, encontraremos no versículo 11 as palavras dos dois homens vestidos de branco, destinadas àqueles que ficaram a olhar para o céu após a subida de Jesus: “Homens da Galiléia, por que vocês estão olhando para o céu? Esse mesmo Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir” (Atos 1:11). Se pararmos para tentar imaginar a cena que o versículo 11 descreve, teremos a impressão de que por alguns segundos os que olhavam para o céu precisaram ser “despertados” pelos homens de branco. Isto me fez pensar se não seria a situação de muitas igrejas: cristãos olhando para o céu.

Nosso errôneo entendimento do que seja missões está resumido a vivermos presos entre as quatro paredes do templo olhando para o céu, achando que as nossas esporádicas orações e ofertas serão o suficiente para levar pessoas a terem um encontro com Jesus.

Para uma nova visão missionária não precisamos apenas orar e ofertar mais, temos que fazer também o “ide” de Jesus. Não podemos ter apenas a consciência de que temos PODER, mas precisamos usá-lo, pois Deus cobrará isto de nós.

Precisamos, urgentemente, rever a nossa concepção de missões. Missões se tornou um espaço de tempo em que a igreja reserva para orar, recitar o tema e a divisa – que por sinal muitas vezes é feita de uma forma mecânica assim como outros momentos do culto –, cantar o hino oficial e levantar, com muito esforço, a oferta para os missionários.

(E por falar em missionários!) Quem são os missionários? Missionário não é título dado por seminário. Missionário é uma conseqüência para uma pessoa que se torna cristão. Ser missionário é viver diariamente, não apenas pensar em missões, mas viver missões. Nós temos que desconstruir a idéia que de fazemos missões em nome de qualquer que seja a “junta” (JMM – Junta de Missões Mundiais –, por exemplo) e construir na mente e nas atitudes que fazemos missões em nome de Jesus.

Mas talvez seja mais fácil “pagar” a um missionário pra ele fazer (Eu te pago e tu faz enquanto eu fico aqui a orar por ti). Orar e levantar ofertas pelos tão missionários quanto nós deveríamos ser, não é o bastante. Deus não quer só isto de nós. Mas, isto é uma conseqüência de estarmos nos escondendo atrás da lógica de que missionário é aquele que está lá, bem longe de todos, lá no “campo”. Mas onde fica o campo? O campo é onde nós vivemos. O campo é o nosso dia a dia.

Não existe nenhum cristão a quem Deus não tenha um projeto missionário.Não podemos ignorar o projeto de Deus, pois missionário importante é o missionário que está no centro da vontade de Deus.
Renata Lima
15/07/2008